Hex - Logo

Soluções em gestão
para empresas públicas com ênfase no atendimento

CONHEÇA NOSSAS SOLUÇÕES

Notícias

Depressão e Ideação Suicida

5 de Setembro de 2018

Contextualização e Prevenção

Muito se houve falar em depressão e suicídio nos dias de hoje, principalmente no mês de setembro, já caracterizado como Setembro Amarelo, mês de prevenção e combate ao suicídio, mas afinal, por que surge a ideação suicida que acomete parte da população, sua raiz e a depressão, precisamos falar um pouco de uma para entender melhor a outra.

O que é Depressão

Depressão é um estado de tristeza persistente na vida mental de um indivíduo, é importante ressaltar que as situações de vida em si fazem as pessoas terem momentos de alegria, tristeza, introversão, extroversão, raiva e demais emoções, contudo o indivíduo deprimido se debruça sobre o sentimento de tristeza e não consegue sair de cima.

Seu ego está frágil, ele se encontra emocionalmente vulnerável e não consegue da teia em que se encontra preso, existem diferentes graus de depressão, grau mínimo, leve, moderado ou grave, esses graus podem ser dimensionados através de uma entrevista psicológica bem estruturada e uma avaliação psicológica coerente.

Ideação Suicida

Os indivíduos que se encontram em grau de depressão moderado ou grave são os mais propensos a planejar a tentar o suicídio, o ato em si pode ser visto como uma fuga do estado de vida atual da pessoa, algo na vida mental do indivíduo tomou um tamanho insustentável e ele visualiza a morte como o único caminho para não lidar com o seu sofrimento.

Prevenção a Depressão e o Suicídio

O melhor caminho para tratar a depressão e a ideação suicida é a psicoterapia, muitas vezes o indivíduo deprimido não consegue procurar um psicólogo e por isso precisa da ajuda de familiares, conjugues ou amigos para lhes conduzir até um profissional, bem como falar por eles em uma primeira entrevista pois não conseguem verbalizar o que sentem.

Passado isso o inicio do processo terapêutico permite que o paciente trabalhe questões de sua vida mental que talvez antes nunca haviam sido abordadas, isso permite que ele ressignifique alguns sentimentos e o permite buscar novos caminhos para sair do foco da doença.

Terapia Somática

A depressão para ser melhor compreendida é uma doença cognitiva  que afeta o funcionamento do sistema nervoso central e dependendo do grau em que se encontra leva o acometido a pensar em suicídio, devido a sua complexidade muitas vezes só a psicoterapia não é o suficiente.

Se faz necessário então o acompanhamento psiquiátrico da se a essa abordagem multidisciplinar o nome de terapia somática (conjunto de técnicas aliadas para proporcionar suporte psicológico e físico ao paciente), o suporte psiquiátrico permite que o paciente receba uma prescrição medicamentosa que aliviará os sintomas depressivos, comumente práticas esportivas também são aliadas para um melhor resultado.

Papel da Família

Sempre que alguém identificar em seu meio familiar alguém com o comportamento caracteristicamente deprimido que inclui: humor deprimido a maior parte do dia ou todos os dias, acentuado desinteresse em realizar atividades típicas do dia a dia, perda significativa de peso sem estar de dieta, insônia ou hipersônia quase todos os dias, sentimentos de inutilidade ou culpa excessiva ou inadequada, procure abordar essa pessoa.

O diálogo estabelecido de forma coerente ajuda a pessoa deprimida a dimensionar o seu estado de vida atual  e a abordagem familiar inicial são bons subsídios para impulsionar na busca de ajuda profissional, as ações de cuidado são sempre melhores que as ações de reparo, um indivíduo que possui acompanhamento psicológico tem diminuída as chances de ideação suicida.

Texto de: Vanderlei B. Simões – Psicólogo CLINIPAMPA

Galeria de Imagens


Outros posts recentes

  • 15 de Junho de 2021

    3 HÁBITOS QUE PREJUDICAM SUA POSTURA

    Saiba mais >
  • 18 de Maio de 2021

    COMO FUNCIONA A DOAÇÃO DE ELEITE HUMANO PARA AMAMENTAÇÃO

    Saiba mais >
  • 15 de Março de 2021

    A IMPORTÂNCIA DAS VACINAS NA SAÚDE DAS MULHERES

    Saiba mais >
  • 10 de Fevereiro de 2021

    CHECK-UP NA TERCEIRA IDADE: OS EXAMES ESSENCIAIS PARA CUIDAR DA SAÚDE

    Saiba mais >