Hex - Logo

Soluções em gestão
para empresas públicas com ênfase no atendimento

CONHEÇA NOSSAS SOLUÇÕES

Notícias

Psicólogo explica as relações que envolvem o tabu entre os homens e o exame de toque

19 de Novembro de 2018

A conscientização para com a necessidade de diagnosticar de maneira precoce o câncer de próstata é um dos principais intuitos do Novembro Azul. Dentre os exames recomendados para identificar a doença está o exame de toque, porém, ainda é visto com certo receio por parte dos homens.

O psicólogo Vanderlei Simões explica o motivo do exame ainda ser considerado um tabu. “Etimologicamente falando os homens têm um tabu de ir ao médico ou procurar ajuda em geral e isso tem um aspecto bastante cultural, contudo se espera que a medida que a sociedade vá evoluindo que os homens abandonem esse padrão de comportamento mais antigo e consigam  enxergar que indivíduos de um modo geral  precisam de ajuda”, explica.

Além disso, o profissional ressalta que “se formos parar para analisar o exame do toque nos homens está para eles como o exame ginecológico para as mulheres ou o exame de mama, vencer a barreira da vergonha e se permitir ir consultar com um médico especializado nesse tipo de consulta evita complicações futuras”, alerta.

Atenção para os dados

O câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens no Brasil. Ficando atrás somente do câncer de pele não-melanoma. Cerca de 68 mil novos casos devem surgir este ano, o que equivale a sete diagnósticos por hora, segundo estimativa do Instituto Nacional do Câncer José Alencar Gomes da Silva, o INCA.

Galeria de Imagens


Outros posts recentes

  • 15 de Junho de 2021

    3 HÁBITOS QUE PREJUDICAM SUA POSTURA

    Saiba mais >
  • 18 de Maio de 2021

    COMO FUNCIONA A DOAÇÃO DE ELEITE HUMANO PARA AMAMENTAÇÃO

    Saiba mais >
  • 15 de Março de 2021

    A IMPORTÂNCIA DAS VACINAS NA SAÚDE DAS MULHERES

    Saiba mais >
  • 10 de Fevereiro de 2021

    CHECK-UP NA TERCEIRA IDADE: OS EXAMES ESSENCIAIS PARA CUIDAR DA SAÚDE

    Saiba mais >