Hex - Logo

Soluções em gestão
para empresas públicas com ênfase no atendimento

CONHEÇA NOSSAS SOLUÇÕES

Notícias

A importância da alimentação na saúde da mulher

16 de Outubro de 2019

Por Angela Nicoloso Knorr
Nutricionista
Clinipampa

Sabemos que as mulheres possuem necessidades específicas referente aos seus sistemas exclusivos, bem como o reprodutor. Neste cenário, a alimentação surge como uma vertente extremamente importância para a saúde feminina.

Tendo em vista que os hábitos alimentares colaboram para o bem-estar e a disposição necessária para a rotina diária. A inserção de uma dieta equilibrada auxilia na saúde do corpo e da mente das mulheres em todos as etapas da vida.

Destacamos alguns dos estágios mais importantes:

Durante a fase menstrual, uma vez que a mulher perde sangue mensalmente e há a constante preocupação para o consumo adequado de ferro. Mineral que é facilmente encontrado nos alimentos de origem animal.

Na fase pós-menopausa, devido à diminuição da produção de hormônios, existe um risco aumentado de desenvolver osteoporose, determinada pela maior fragilidade dos ossos. Logo, o ideal é que as mulheres consumam alimentos ricos em nutrientes que são importantes para a construção e manutenção dos ossos. Tendo neles: cálcio, vitamina D, manganês, magnésio e fósforo. Além do risco de osteopenia/osteoporose - temos risco sobrado de DCV (doenças cardiovasculares) pela queda dos hormônios sexuais femininos, alterando taxas de colesterol e triglicerídeos sanguíneo.

Para o fortalecimento saudável das unhas e cabelos, a ingestão adequada de proteína e de vitaminas do complexo B é fundamental para a formação e manutenção da saúde das unhas e cabelos. Tais nutrientes são encontrados principalmente em carnes, ovos e lácteos.

Em fase de retenção de líquidos, em que muitas mulheres têm dificuldade de eliminar os líquidos do corpo, comumente acumulando-os nas mãos, pernas e pés. O que pode ser evitado por meio de boa hidratação e alimentação sem muito sal, com a presença de alimentos que são fontes de nutrientes e que auxiliam no equilíbrio do corpo. Bem como o potássio, ou seja, peixes, feijões e frutas.

Para o bom funcionamento do intestino recomenda-se os alimentos ricos em fibras, tal como frutas, verduras, legumes e alimentos à base de cereais integrais. Sem esquecer de hidratar-se regularmente.

É de extrema importância que as mulheres adquiram hábitos alimentares que forneçam os nutrientes e compostos necessários para assegurar melhor disposição e bem-estar para o dia a dia. Vale ressaltar também a importância de praticar exercícios físicos regularmente.

Para saber mais sobre a alimentação adequada para as necessidades e a sua fase de vida atual, procure uma nutricionista.

Galeria de Imagens


Outros posts recentes

  • 15 de Junho de 2021

    3 HÁBITOS QUE PREJUDICAM SUA POSTURA

    Saiba mais >
  • 18 de Maio de 2021

    COMO FUNCIONA A DOAÇÃO DE ELEITE HUMANO PARA AMAMENTAÇÃO

    Saiba mais >
  • 15 de Março de 2021

    A IMPORTÂNCIA DAS VACINAS NA SAÚDE DAS MULHERES

    Saiba mais >
  • 10 de Fevereiro de 2021

    CHECK-UP NA TERCEIRA IDADE: OS EXAMES ESSENCIAIS PARA CUIDAR DA SAÚDE

    Saiba mais >