Hex - Logo

Soluções em gestão
para empresas públicas com ênfase no atendimento

CONHEÇA NOSSAS SOLUÇÕES

Notícias

Aproveite as férias e inclua hábitos positivos para sua saúde mental

10 de Dezembro de 2019

As férias podem ser o momento ideal para incluir hábitos positivos para a sua saúde mental. Entretanto, para que um hábito seja eficaz em sua vida, é preciso desenvolver uma identificação natural ou por meio de um interesse pessoal.

Na hora de escolher uma atividade, opte por algo que irá encaixar na sua rotina e trace um objetivo, que pode ser de frequência ou de nível de dificuldade. Lembre-se de estabelecer algo compatível com a dedicação que você poderá ter.

A ideia de propor uma atividade tangível visa diminuir a chance de sentir-se desestimulado com a tarefa e ou frustrado com possíveis resultados. É preciso ter em vista que mudanças levam tempo e na rotina, principalmente, exige dedicação, além dos resultados nem sempre serem imediatos. Assim, é possível trabalhar a questão da ansiedade com os resultados.

Veja alguns hábitos para adquirir nas férias e levar para o dia a dia:

Desconectar-se e estar presente em cada momento.

Quem nunca esteve em lugar com a cabeça em outro? Se o objetivo é se divertir ou relaxar, a sua cabeça deve estar longe das preocupações e pendências que o aguardam.


Trocar um mau hábito por um bom

Tendo em vista que criar um hábito é mais difícil do que largar um hábito ruim, retome uma atividade que você já tentou, como manter uma rotina de exercícios, alimentação saudável, ler um livro por semana ou assistir mais filmes, por exemplo. Nesse caso, substitua uma ação ruim por um hábito bom. Diminuir um alimento não saudável ou deixar de fumar, por exemplo. A troca de hábitos tendem a funcionar melhor para algumas pessoas, sendo mais fácil de incluir na rotina, já que não será preciso encaixar na sua agenda. Prefira as atividades ideais para desenvolver mente e corpo.


Alongar-se diariamente

Caso você passe um longo período sentado ou em uma mesma posição, se movimentar é fundamental para o corpo. Ainda que o alongamento diário não valha como exercício físico, pode contribuir para o relaxamento do corpo, garantindo conforto e evitando possíveis dores.

Tornar a rotina mais ativa

Para as pessoas que possuem dificuldade de abrir espaço na agenda, o ideal é realizar pequenas mudanças na rotina, como trocar um elevador pela escada, tendo em vista que qualquer movimentação a mais no dia a dia já é benéfica. O segredo é manter uma frequência na ação.

Procurar atividades e pessoas que te fazem bem

Boa parte dos acontecimentos estressantes do dia podem ser transformados por atitudes positivas ou por escolhas mais saudáveis para a saúde mental. Buscar mais atividades e pessoas que te fazem bem, pode ser um bom caminho para garantir uma vivência mais leve e de qualidade.

Marque uma consulta com o psicólogo para entender quais hábitos podem ser mais eficazes para as suas necessidades específicas.

Galeria de Imagens


Outros posts recentes

  • 15 de Junho de 2021

    3 HÁBITOS QUE PREJUDICAM SUA POSTURA

    Saiba mais >
  • 18 de Maio de 2021

    COMO FUNCIONA A DOAÇÃO DE ELEITE HUMANO PARA AMAMENTAÇÃO

    Saiba mais >
  • 15 de Março de 2021

    A IMPORTÂNCIA DAS VACINAS NA SAÚDE DAS MULHERES

    Saiba mais >
  • 10 de Fevereiro de 2021

    CHECK-UP NA TERCEIRA IDADE: OS EXAMES ESSENCIAIS PARA CUIDAR DA SAÚDE

    Saiba mais >