Hex - Logo

Soluções em gestão
para empresas públicas com ênfase no atendimento

CONHEÇA NOSSAS SOLUÇÕES

Notícias

ESTRATÉGIAS DE SAÚDE MENTAL EM MOMENTOS DE CRISE

27 de Março de 2020

Por Vanderlei Simões - Pisólogo
CRP 28149

Estamos passando por um momento difícil da nossa história com um vírus que segundo estudos se propaga de uma maneira extremamente rápida e que se mostra prejudicial para muitos. A proposta deste artigo não é falar aquilo que a gente já sabe sobre todos os cuidados que devemos tomar para evitar a contaminação e também os efeitos que ele nos causa, mas sim tentar construir uma idéia com você de estratégias que podemos adotar e que contribuirão para a saúde psíquica de todos nós nesse período de crise.

 

Diante deste momento, listei quatro estratégias de enfrentamento que poderão te ajudar:

1. Precisamos estar conscientes que vivemos em um país que é campeão em número de fake news e temos presenciado problemas graves nos últimos tempos em decorrência da disseminação de notícias falsas pelos meios digitais como redes sociais. Neste momento devemos, mais do que nunca, cuidar daquilo que lemos e recebemos pela internet, procurando absorver informações de veículos respeitados de comunicação e racionalizar todas as notícias que irão chegar na palma de nossas mãos pelos nossos smartphones.

2. É importante estimular os já conhecidos bons hábitos de passar o tempo, praticando a leitura de livros, o uso consciente da internet, mas com conteúdos que nos gratifiquem como filmes, séries e demais formas de diversão. Vale a pena ajudar a nossa consciência a relaxar.

3. Que possamos desenvolver formas de extrair prazer da companhia da família, das crianças que ficam em casa e dos nossos animais de estimação (já sabemos que os pets não transmitem a COVID 19). Vamos procurar construir momentos prazerosos com aqueles que podemos sempre contar.

4. Uma última sugestão é que tentemos procurar os nossos particulares meios de alimentar nossa saúde mental, seja pela religiosidade, pela arte, música, meditação ou pela psicoterapia (vários psicólogos estão atendendo pela internet), mas que cada um procure se alimentar daquilo que lhe faz bem a psique.


Vamos procurar cuidar não apenas do mundo externo, mas também do nosso mundo interno, podendo assim atravessar esse momento e em breve voltarmos as nossas atividades.

Galeria de Imagens


Outros posts recentes

  • 15 de Junho de 2021

    3 HÁBITOS QUE PREJUDICAM SUA POSTURA

    Saiba mais >
  • 18 de Maio de 2021

    COMO FUNCIONA A DOAÇÃO DE ELEITE HUMANO PARA AMAMENTAÇÃO

    Saiba mais >
  • 15 de Março de 2021

    A IMPORTÂNCIA DAS VACINAS NA SAÚDE DAS MULHERES

    Saiba mais >
  • 10 de Fevereiro de 2021

    CHECK-UP NA TERCEIRA IDADE: OS EXAMES ESSENCIAIS PARA CUIDAR DA SAÚDE

    Saiba mais >