Hex - Logo

Soluções em gestão
para empresas públicas com ênfase no atendimento

CONHEÇA NOSSAS SOLUÇÕES

Notícias

CHECK-UP NA TERCEIRA IDADE: OS EXAMES ESSENCIAIS PARA CUIDAR DA SAÚDE

10 de Fevereiro de 2021

CHECK-UP NA TERCEIRA IDADE: OS EXAMES ESSENCIAIS PARA CUIDAR DA SAÚDE
Por Alice Weykamp da Cruz
CRM 28775


A população idosa vem crescendo em todo o mundo e chegando na terceira idade alguns cuidados rotineiros devem ser tomados, isso para a manutenção de uma vida plena, afinal esta etapa não significa um dia a dia monótono e sem perspectivas.

Conforme estudos, a taxa de pessoas com mais de 60 anos e ativas também acompanha o crescimento desta população. Eles estão em movimento e desenvolvem uma rotina pessoal e profissional intensa com esportes, trabalho ou viagens.

A manutenção da saúde para um idoso vai além do seu estado clínico, pois isso também ajuda a ter uma vida mais inserida na sociedade, descartando a ideia de ser um estágio onde as pessoas tendem a ficar mais indispostas.

Para manter toda essa saúde e vigor, alguns exames rotineiros devem ser realizados e assim, se necessário, tratar alguma eventual anormalidade.


Confira os exames fundamentais nessa etapa da vida:

- HEMOGRAMA COMPLETO (EXAME SANGUÍNEO)
Ajuda a avaliar a saúde do paciente apontando problemas como anemias, infecções, doenças autoimunes e até alguns tipos de câncer. Esse exame também ajuda no acompanhamento de tratamentos em curso.

 

- PERFIL LIPÍDICO (LIPIDOGRAMA)
Serve para acompanhar os níveis de colesterol LDL (“ruim”) e HDL (“bom”), triglicerídeos, colesterol total, além de possibilitar o diagnóstico precoce de doenças vasculares.

 

- GLICEMIA EM JEJUM
Após os 45 anos o risco de desenvolver o diabetes aumenta e com isso há a necessidade deste exame que mostra os níveis de açúcar no sangue. Ele também auxilia no diagnóstico precoce e no acompanhamento de tratamentos da diabetes.

 

- TSH e T4 livre
Acima dos 45 anos aumentam os casos de hipotiroidismo em mulheres, reflexo da menopausa que passa a desregular os níveis de hormônios no corpo. Estes exames podem verificar se o idoso possui ou não alguma alteração da tireoide ou seu funcionamento.

 

- PSA
Após os 50 anos é chegada a hora do exame de próstata para os homens e este deve ser realizado uma vez ao ano. Este exame indica a quantidade da proteína PSA que é produzida pela próstata que apresentando alguma variação pode indicar problemas.

 

- VITAMINA D, CÁLCIO E PTH
Fundamentais para acompanhar a saúde óssea ele também pode dar alertar para o possível surgimento da osteoporose. O exame Vitamina D detecta deficiências de vitamina D (25-hidroxi – vitamina D) e cálcio no sangue e ossos. Já o de PTH indica as quantidades do hormônio da paratireóide. Ambos se complementam na verificação dos níveis de absorção de nutrientes.

 

- UREIA E CREATINA
Acompanhar o funcionamento dos rins é essencial, pois eles são os nossos filtros e fazem a limpeza do sangue removendo impurezas. Este exame aponta através do calcula das taxas de ureia e creatina algum possível problema renal.

O importante é sempre visitar o seu médico de forma regular, assim, qualquer alteração pode ser observada e tratada, antes mesmo de se tornar um problema. E tenha em mente que a principal ferramenta para a saúde é a prevenção.

 

Gostou de saber? Se precisar conte com a gente para ter mais saúde para você e sua família.

Galeria de Imagens


Outros posts recentes

  • 15 de Junho de 2021

    3 HÁBITOS QUE PREJUDICAM SUA POSTURA

    Saiba mais >
  • 18 de Maio de 2021

    COMO FUNCIONA A DOAÇÃO DE ELEITE HUMANO PARA AMAMENTAÇÃO

    Saiba mais >
  • 15 de Março de 2021

    A IMPORTÂNCIA DAS VACINAS NA SAÚDE DAS MULHERES

    Saiba mais >
  • 15 de Janeiro de 2021

    DICAS DE ALIMENTAÇÃO PARA O VERÃO

    Saiba mais >